domingo, 3 de janeiro de 2021

OGUM XOROKE

 



Nas casas de candomblé ele é cultuado diferente dos cultos de nação(Africana) aonde ele é chamado de Exú Xoroquê ou Xoroquê,já na umbanda o cultuamos como um Orixá meta meta,metade Exú e metade Ogum.

Sempre que vamos ofertar a esse orixá não podemos esquece sua dualidade,e o fazer nas duas linhas tanto de Ogum quanto de Exú .
Ele é um grande Orixá mestre em abrir caminhos para seus filhos,enfrenta qualquer batalha por eles,porem não admite erros,quem carrega esse Orixá tem que se manter em constante vigia para não o desagradar.

Seu nome em Yorúba significa: Xoro = Cortar, Ké = feroz. Assim sendo, Xoroquê, se traduz como: aquele que corta ferozmente. Apenas pela tradução de seu nome podemos ver que se trata de uma entidade totalmente versátil assim sendo precisamos tratá-lo com cuidado, disciplina e harmonia.

Além de um deus vulcânico um grande feiticeiro, conhecedor dos segredo da forja de todos os metais, inclusive do ouro.

É considerado Exú Xoroquê e metade Ogum, sendo então um deus da guerra, dos caçadores, da forja dos metais, das armas e da magia contida no ouro e no ferro.
Ogum Xoroquê não é exú de Umbanda, nem Egun, nem caboclo encantado,e afins, é um Orixá que surgiu de um culto do Orixá Okê e seu Imole Exú Xoroquê fundido com o culto do Ogum Xoroquê .

Os filhos de Ogum Xoroquê,geralmente são batalhadores,lutam incansavelmente por seus objetivos mesmo o "mundo" estando contra eles, gostam de mais de uma festa e conversar,não se prendem a bens materiais,mas não tem só esse lado,adoram uma briga,são desconfiados, um pouco egoísta e dificilmente leva uma relação por muito tempo,os filhos de Ogum Xoroquê conseguem tudo com muita facilidade, isto quando esta em dia com seu Orixá.

CARACTERÍSTICAS:

Animal= Galo e cabrito
Comida = Feijoada, inhame, milho torrado, amendoim torrado, feijão fradinho, inhame assado, feijão preto semi cozido, égbós, acaçás, pipoca, farinha de mandioca misturada com dendê e costela de gado assada. Salada com grãos, tubérculos, frutas e ovos.
Cor = Vermelho, preto, ou para algumas casa de nagô azul escuro, podendo acompanhar vermelho, amarelo e verde.
Dia da semana= Segunda-feira.
Elemento = terra ,fogo
Ervas = Aroeira, pata de vaca, capim limão, cordão de frade, carqueja, chapéu de couro, eucalipto, losna, comigo ninguém pode, folhas de romã, espada de S. Jorge, macaé, folhas de jurubeba.
Símbolos = Espada, faca e facão, tridente,bigorna, búzios, moedas, martelo, tenaz, lança, ferradura.
Ponto de Força = Estradas e encruzilhadas (meio)
Frutas = Marmelo, laranja azeda, laranja de umbigo, coco.
Contas = Vermelho, Verde escuros, amarelo, podendo levar preta ou branca.
Metal = Ouro, aço.
Saudação = Ogunhê! Patokori!
Texto:
Postado:#Grupocandomblénaíntegra 
Fonte: 
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2401136290196144&set=gm.634531020580012

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentario, pois ele é muito importante para que possamos evoluir e crescer juntos.