terça-feira, 10 de julho de 2012

A Prática Passo-a-Passo


texto retirado de "Os Yogas tibetanos do Sonho e do Sono" - Wangyal Tenzin Rinponche (Lama da Tradição Bon Tibetana)
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COMO RECEBER OS ENSINAMENTOS

A melhor abordagem ao receber ensinamentos espirituais orais e escritos, é "ouvir, concluir e experimentar", isto é, entender intelectualmente o que é dito, chegar a uma conclusão sobre o que se queria dizer e aplicá-lo na prática. Se a aprendizagem é feita deste modo, o processo de aprendizado é contínuo, mas se ficar no nível intelectual, pode se tornar uma barreira para a prática.
Com relação à maneira como se ouve ou recebe os ensinamentos, o bom estudante é como um muro coberto de cola: as ervas lançadas contra ele, aderem. Um mau estudante é como um muro seco: o que é lançado contra ele escorrega e cai no chão. Quando os ensinamentos são recebidos, não devem se perder nem ser desperdiçados. O estudante deve rete0los em sua mente e trabalha-los. Os ensinamentos não penetrados pela compreensão são como ervas lançadas contra o muro seco; elas caem ao chão e são esquecidas.
Chegar a uma conclusão quanto ao significado dos ensinamentos é como acender uma luz em uma sala escura: o que estava escuro torna-se visível; É a experiencia do "a-ha!" quando as peças se encaixam de repente e são compreendidas. É diferente da simples compreensão conceitual, no sentido de que é algo que sabemos em vez de algo que meramente ouvimos falar. Por exemplo, ouvir falar que uma sala tem duas almofadas, uma amarela e outra vermelha, é como adquirir uma compreensão intelectual delas, mas, se entrarmos na sala com as luzes apagadas, não conseguiremos distinguir uma da outra. Compreender o significado é como acender as luzes: então saberemos em primeira mão qual é a vermelha e qual é a amarela. O ensinamento, então, não será mais alguma coisa que somos apenas capazes de repetir, será parte de nós.
Com "aplicar-se à prática" queremos dizer transformar o que foi conceitualmente entendido - o que foi recebido, ponderado e tornado significativo 0 em experiencia direta. Esse processo é análogo a experimentar o sal. Pode-se falar sobre o sal, entender sua natureza química, etc, mas a experiencia direta só se consegue quando ele é experimentado. essa experiencia não pode ser apreendida intelectualmente e não pode ser expressa em palavras. Se tentarmos explica-la para uma pessoa que nunca provou sal, ela não conseguira saber o que é que nós experimentamos. Mas quando falamos dela com alguém que já viveu a experiencia, então ambos sabemos ao que estamos nos referindo. É a mesma coisa com os ensinamentos. É desse modo que devemos estudá-los: ouvir ou ler a respeito deles, refletir sobre eles, chegar a uma conclusão sobre seu significado e encontrar esse significado na experiencia direta.
No Tibete, as peles de couro novo são colocados ao sol e esfregados com manteiga para torná-las mais macias. O praticante é como a pele de couro nova, resistente e duro, com visão estreita e rigidez conceitual. O ensinamento é como a manteiga, esfregada através da prática, e o sol é como a experiencia direta; quando ambos são aplicados, o praticante se torna dócil e maleável. Mas a manteiga também é armazenada em bolsas de couro, e quando ela é deixada em uma bolsa durante alguns anos, o couro da bolsa se torna duro como madeira e por mais manteiga nova que venhamos a esfregar, não conseguimos amacia-la. alguém que passe muitos anos estudando os ensinamentos, intelectualizando demais com pouca experiencia prática, é como esse couro endurecido. Os ensinamentos podem amaciar a pele dura da ignorância e dos condicionamentos, mas quando eles ficam guardados no intelecto e não são esfregados no praticante com a prática, nem aquecidos com a experiência direta, essa pessoa pode se tornar rígida e dura em sua compreensão intelectual. Novos ensinamentos, então, não conseguirão mais amacia-lo, não vão mais penetrá-lo e transformá-lo. devemos estar atentos para não acumularmos os ensinamentos apensar como conhecimento intelectual, para que ele não se torne um bloqueio para a sabedoria. Os ensinamentos não são idéias a serem colecionadas, e sim um caminho a ser seguido.

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