quarta-feira, 27 de abril de 2016

Netzach shebe Chesed


Talvez à maior prova de amor que se possa dar à uma pessoa é estar ao seu lado nos maus momentos.

Essa frase inicial é uma reflexão que faço hoje sobre o quanto sou companheiro das pessoas das quais eu digo amar e nessa reflexão compreendo e reconheço o quanto sou egoísta. Ser um virginiano com um mapa carregado de Capricórnio e Libra não me faz uma das pessoas mais fáceis de se conviver, seja pela minha capacidade de ostracismo, de me recolher em mim (me isolar literalmente) quando estou em dificuldade, seja na minha obstinação irracional por trabalho e busca por conhecimento, obstinação essa que muitas vezes me faz esquecer de que no convívio do seio de nossa família, de nossos amigos e no labor de nossas atividades cotidianas é que estão as grandes oportunidades de depuração, de compreensão, de descobertas, de auto-conhecimento e principalmente de sanar aquelas dívidas e compensações que nós mesmos nos programamos antes de nascer para enfrentarmos.

Acontece que por preguiça, medo e até mesmo comodismo geralmente nos esforçamos em evitar essas situações e acabamos que nos colocando como vítimas das situações cotidianas em vez assumirmos as rédeas de nossas próprias vidas e sermos diretores do roteiro dessa peça chamada encarnação.

Recentemente ouvi o relato de uma pessoa que passou por um grave problema de saúde e que graças à deus se recuperou. Esta pessoa estava reclamando de que seus amigos desapareceram ao saber de seu problema de saúde. Na hora em que ele mais precisava de um abraço, de um sorriso, de uma demonstração de afeto ele se viu só.

Por mais que saibamos que viemos nús e sós e que assim voltaremos, a nossa busca interior sempre foi a busca por aceitação, compreensão, admiração e carinho, pois afinal de contas, quem não quer ser amado ? ser admirado, ser respeitado e desejado ? não é mesmo ?

Hoje compreendo que até mesmo as pessoas mais inteligentes que conheço são carentes de admiração e respeito, até mesmo aquelas que dentro de searas espirituais são encarregadas de dirigir e comandar...talzes sejão as pessoas mais carentes que conheço...talvez sejam um espelho de mim mesmo em muitas das situações que vivo.

Estar consciente de que não basta ser amado e que é preciso saber amar seja um primeiro passo para nos abrirmos à uma outra frequência desse sentimento chamado amor. A plenitude passa pelo degrau da aceitação, mas passa também pelo degrau da humildade e da generosidade. Que continuemos a subir essa espiral e aprender que na doação mais se ganha, mais se recebe do que se possa imaginar.

Tolerância na Bondade

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentario, pois ele é muito importante para que possamos evoluir e crescer juntos.