domingo, 8 de maio de 2016

Chesed shebe Tiferet

Ajudar ao próximo é uma forma de ajudar a si mesmo.
Apesar desta frase acima ser uma verdade devemos nos questionar se o fizemos com o interesse de se ter reconhecimento ou o fizemos por amor e bondade incondicional ? pois até mesmo no ato de caridade pode existir orgulho e vaidade.
Uma vez no início de minha caminhada na Umbanda escutei uma irmã falar (e exaltar) o quanto tinha trabalhado na noite anterior e lá no fundo do meu coração eu senti que tinha algo errado pois mesmo iniciando na caminhada Umbandística sempre acreditei que quem realmente faz a caridade são os evoluídos espiritos que trabalham nesta seara e não nós os médiuns até porque no fundo no fundo todo médium Umbandista sabe que o primeiro a ser ajudado por esses generosos irmãos é ele mesmo.
Estamos vivendo uma crise de bondade no mundo onde geralmente as pessoas ao fazerem alguma espécie de benovolência fazem questão de exaltar os seus feitos, seja no Facebook, seja no Whatsapp, seja no Youtube, fazendo questão de ressaltar que estão fazendo o bem, que estão fazendo a caridade.
Honestamente não é esse o caminho pois como já nos dizia o mestre: "Trabalha no silêncio e te colocas em oração sempre que sentires a necessidade de provar para alguém que é uma boa alma pois com certeza neste momento estará passando por uma prova em relação a tua vaidade e a humildade e o silêncio são os teus maiores aliados neste momento".
É esquisito dizer isto mais mesmo aqueles que dirigem uma instituição de caridade se colocam muitas vezes na situação de "humildes cordeiros" enviados de deus para fazer o bem e não rara às vezes fazem questão de exaltar que são "especiais" e "graduados" pelas forças divinas. Me desculpem meus irmãos mas esse também é um engodo do ego. A verdadeira caridade acontece no silêncio, no sorriso verdadeiro, no abraço carinhoso e na palavra de conforto que da um pouco de esperança e fé no gênero humano àqueles que recebem estes atos.
Quando for ajudar o próximo, faça um favor a si mesmo antes: - Faça de coração aberto e se jogue nessa atitudade de corpo e alma, sem esperar reconhecimento, sem esperar aplausos pois a tua recompensa será a mais valiosa de todas: - A gratidão. E podes acreditar meu irmão, minha irmã, essa recompensa não tem preço.
Bondade na Compaixão.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentario, pois ele é muito importante para que possamos evoluir e crescer juntos.