segunda-feira, 2 de maio de 2016

Tiferet shebe Geburah

...perdoar a quem nos tem ofendido e não nos deixar cair em tentação, mas livrai-nos do mal amém.
Perdoar e ser compassivo com quem temos um resquício de mágoa é um ato de muita grandeza. Como um aspecto da disciplina que se auto-impõe-se na caminhada da busca pela evolução moral talvez ter a grandeza de compreender que todos somos humanos e falhos e nisso fazer brotar em nosso ser a compaixão pelo próximo é uma das tarefas mais dificeis dessa missão.
A nossa fagulha divina que clama por amor é massacrada pela vaidade, pela soberba e pelo excesso de amor próprio que prefiro chamar de egoísmo.
Nesse massacre do ego que cega nossa capacidade de reflexão sóbria e lúcida nós nos perdemos no julgamento.
Ter o despreendimento e conseguir passar por cima dessas emoções inferiores é com certeza uma de nossas tarefas existênciais mais sublimes, pois grande é o coração daquele que mesmo na mágoa consegue extender a outra face e sorrir para um desafeto.
Este ato que aos olhos de muitos parece um ato de fraqueza na verdade é um sublime ato de coragem, de desapego onde conseguimos refletir a imagem de deus em nossa atitude, pois deus é misericordioso, deus é amor, deus é perdão, deus é bondade.
Uma vez, conversando com um amigo espiritual ele me disse que para cada pessoa que eu nutrisse um sentimento de mágoa ou rancor, para cada pessoa, cada vez que eu lembrasse dela e sentisse algo dessas emoções inferiores que eu imediatamente imaginasse em minha tela mental a pessoa transformando-se em uma flor, ou seja, através de um símbolo de paz, amor e perfeição eu estaria enviando para o meu subconsciente a mensagem de que mesmo sendo uma pessoa com defeitos e falha como eu sou, essa pessoa também merece ser respeitada como algo divino na criação, como todos nós somos. Então fica ai uma dica legal para quando quisermos do fundo da nossa alma sublimar uma emoção não positiva: - Apenas transmute-a, transforme-a e faça da vida uma grande oportunidade de amar ao próximo.
Compaixão na Disciplina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentario, pois ele é muito importante para que possamos evoluir e crescer juntos.