quarta-feira, 4 de maio de 2016

Hod shebe Geburah

Hoje o texto é sobre um de nossos maiores vícios, se não for o maior de todos: o Julgar.
É impressionante como julgamos a todo o momento à tudo e à todos. Como máquinas aceleradas, disparando opiniões para todos os lados, classificando, separando e fazendo aquilo que melhor o ego tem a nos ensinar: - A crítica.
Experimente passar um dia sem realizar um julgamento, sem criticar e verás como é complicado, como é dificil vencer o ego, vencer à si mesmo. Somos criados e cobrados todos os dias nessa sociedade em que vivemos a julgar, a emitir opiniões, onde temos que ter respostas prontas, geralmente sem reflexão o que nos leva, por esse elevado sistema de cobranças...a ter a atitude de julgar, em vez de avaliar, a julgar em vez de fazer escolhas. Geralmente um julgamento é sobre algo ou alguém e dificilmente é sobre si mesmo, suas falhas e omissões.
Mas penso que existe uma grande diferença entre julgar, avaliar e fazer escolhas, pois o julgamento geralmente é carregado de uma certa dose de angústia, pois dificilmente o resultado de um julgamento é justo...geralmente o resultado é separatista, desassiociativo e quase nunca leva em consideração a opinião alheia. O avaliar é pesar, é medir, é comparar que pode ou não ter um julgamento e que pode ou não implicar em uma escolha. Já o fato de fazer escolhas tem a sutil diferença de que minha avaliação vai ser o resultado que aquela escolha, aquele julgamento vai ter sobre a minha pessoa e geralmente as escolhas que fizemos nos levam a algum aprendizado, mesmo que sejam escolhas erradas. Em grande parte das vezes uma escolha nos leva a uma decisão, à uma direção, à um movimento...enquanto um julgamento é um disparo para alguma direção, onde permanecemos parados e cômodos em nossa situação (pois quase sempre nos sentimos superiores e donos da razão) onde claramente percebe-se que o que mais nos falta é a humildade, principalmente a humildade de reconhecemos que somos mais parecidos do que possamos imaginar e que ningúem é melhor que ninguém, ninguém conhece o passado alheio tão bem que possa ser o seu juiz e esquece que toda a verdade tem vários ângulos de visão.

Por isso,  sempre leve em consideração essa máxima:

- Na versão da Chapeuzinho Vermelho, o lobo sempre vai ser mau ! E lobo ? alguém parou para ouvir a versão dele ?
Humildade na Disciplina.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigado por deixar o seu comentario, pois ele é muito importante para que possamos evoluir e crescer juntos.